sábado, 28 de novembro de 2009

Prémio de Realização

Vencedora do mês de Outubro 2009 Aluna do 9.ºC
Sílvia Mendes Silva

DT: Prof. Isabel Ataíde

A Sílvia foi eleita pelos colegas porque revela interesse e empenho nas actividades, e tem grande sentido de responsabilidade; também evidencia comportamentos correctos.

Regulamento do "Projecto Jack Petchey"

Escola E.B.2,3 Dr.António de Sousa Agostinho - Almancil
Prémios de Realização e de Liderança
Mensalmente os alunos elegem UM dos candidatos ao prémio de realização, segundo normas internas da escola. Anualmente os elementos da comunidade educativa elegem UM candidato ao prémio de liderança, segundo normas internas da escola. Os vencedores do prémio de realização recebem um cheque de 300 euros destinado a um projecto colectivo por eles escolhido e um certificado emoldurado da Fundação Jack Petchey. O aluno vencedor de cada mês terá o seu nome inscrito na “tabela de vencedores”, a qual será afixada em local visível. O vencedor de cada mês receberá em casa uma carta de felicitações. O prémio de Liderança é anual e será aplicado num projecto escolhido por quem for eleito. As coordenadoras farão, mensalmente, a divulgação da lista de premiados, bem como a aplicação dos valores por eles recebidos.
Candidatos São candidatos ao prémio de realização todos os alunos matriculados na escola E. B. 2,3 Dr. António de Sousa Agostinho e que tenham entre 11 e 25 anos. Para o prémio de realização, os alunos serão propostos por outros colegas, podendo estes pertencer a outras turmas.
São candidatos ao prémio de Liderança todos os professores, funcionários e outros elementos da comunidade educativa, com idade superior a 21 anos, que estejam associados à escola há mais de dois anos. Para o prémio de liderança, o candidato será proposto por todos os elementos da comunidade educativa. Cada candidato não deve receber mais do que um prémio durante o tempo em que estiver na escola. As propostas de nomeação de candidatura serão feitas em documento próprio.
Critérios de selecção de candidatos
Este projecto visa premiar e valorizar os alunos que evidenciam atitudes concordantes com as finalidades da Fundação Jack Petchey;
Revelam interesse e empenho nas tarefas; Evidenciam comportamentos correctos; Identificam e resolvem conflitos com eficácia; Demonstram uma atitude louvável, em benefício de outrem; Revelam grande sentido de responsabilidade; Empenham-se em projectos de solidariedade/partilha Motiva outros jovens a adoptarem estilos de vida saudáveis.
Eleição
Haverá eleições mensais para o prémio de realização e anuais para o prémio de liderança. Têm direito de voto todos os alunos da escola E. B. 2,3 Dr. António de Sousa Agostinho. A votação será feita em boletim próprio na aula de Formação Cívica. Cada turma elege um candidato e explica os motivos da escolha. Os directores de turma deverão analisar na turma o perfil do aluno a ser nomeado (de preferível na primeira aula de cada mês de formação cívica). As coordenadoras farão uma pré-selecção dos nomeados e seleccionarão cinco alunos. O perfil destes alunos será lido e analisado nas turmas que farão a votação final.
Advertências:
As coordenadoras reservam-se o direito de excluir qualquer nomeação que não esteja abrangida pelos princípios da Fundação Jack Petchey ou pelas normas acima enunciadas.

Biografia Mr. Jack Petchey

Jack Petchey nasceu em 1925, em Londres, Inglaterra, com poucos luxos. Deixou a escola para trabalhar num escritório e ganhava apenas 1 euro por semana. Após a 2.ª guerra Mundial montou um negócio de aluguer de carros. Em 1969, Jack Petchey expandiu o negócio e tornou-se num dos maiores empresários da Grã-Bretanha e também de Albufeira (onde é proprietário do Clube Praia da Oura). Ainda hoje, se mantém activo em muitos negócios e está envolvido em iniciativas de apoio social, nomeadamente a Fundação Jack Petchey. A Fundação Jack Petchey foi criada em 1999 com a finalidade de ajudar jovens. Há uns anos que esta fundação alargou as suas actividades ao Algarve.
Os prémios de realização JP (Jack Petchey) são entregues aos jovens que contribuem para melhorar a actuação da sua escola, clube ou associação onde se integram.