quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Speak Out Challenge

No dia 25 de Janeiro, alunos das turmas A, B e C do 9º ano, acompanhados pela professora Fernanda Maia, participaram num workshop de um dia «Speak Out Challenge», o maior Desafio do Mundo de Oratória Juvenil, patrocinado pela Fundação JacK Petchey, em associação com o SpeakersBank, que decorreu no auditório da nossa escola, entre as 9:30m e as 16:25m. Com esta formação pretendeu-se sensibilizar os jovens, entre os 14 e os 16 anos, para as vantagens de comunicar oralmente perante o público, nas mais diversas situações, como estudantes na apresentação de trabalhos e como profissionais de qualquer ramos, onde pretendem expor ou defender as suas ideias. O projecto, da autoria do Speaker’s Bank, teve origem em Londres e é actualmente aplicado na maioria das escolas inglesas, com o apoio de Jack Petchey. Em Portugal, já são muitas as escolas a participar neste Desafio, destinado a promover e premiar os dotes de oralidade e discurso em público dos mais jovens. A formação realizada na nossa escola esteve a cargo da empresa Falatório – Training School, sediada no Porto, e foi dinamizada pelo formador Jorge Freitas, nome conhecido da comunicação social, que passou pela RTP como apresentador antes de se dedicar ao ramo da formação. Os alunos tiveram oportunidade de aprender como falar e ouvir em público, e aplicar as técnicas de comunicação em diversas apresentações que versaram temas variados.

Foram apurados para representar a nossa escola na 2.ª fase, a realizar em Loulé, do « Speak Out Challenge » os jovens João Valente, Mónica Romão, do 9º A, e Luis Biscaia, do 9º B, tendo em conta o seu desempenho, o conteúdo e a estrutura do discurso apresentado. Na final, 3.ª fase, no Mês de Março, em Albufeira, um júri representativo das várias instituições e entidades ligados à Educação no Algarve, apurará um Vencedor de Oratória Juvenil a nível das escolas do Algarve. O vencedor terá como prémio uma estadia de uma semana num empreendimento turístico em Marbella, com a família, e receberá um troféu. Todos os alunos que participaram nesta formação, revelaram muito interesse e animação, tendo levado como recordação uma certificado de participação.
As coordenadoras do projecto Jack Petchey agradecem a colaboração das docentes Fernanda Maia e Isabel Ataíde que muito contribuiram para a realização desta actividade.

2 comentários:

  1. Muito legal, gostaria que houvesse algo parecido aqui no Brasil. Sucesso pra vocês...

    Jeferson

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Jeferson pelo comentário e pela tua visita.
    Teresa

    ResponderEliminar